fbpx

Férias na Escola

Plantão para alunos do período integral.

02 de Julho até 30 de Julho

Horário: 07:30hrs às 18:00hrs.


  • Não será necessário o uso do uniforme.
  •  Teremos as seguintes atividades: Teatro, Jiu-Jitsu, Artes, Cama Elástica, Cinema, Roda de Jogos, Gincanas, Música.
  •  Trazer o lanche para o período da manhã.
  •  Almoço e Café da tarde serão servidos normalmente.

Qualquer dúvida procure nossa secretaria.

Jogo do Brasil – 02/07

Olá Alunos, Pais e/ou Responsáveis!

 

Como foi definido ontem o dia e horário do próximo jogo do Brasil vamos informar como será o funcionamento do Colégio Aplicação no dia 02/07.


Segunda 02 de Julho de 2018 – Brasil x México – 11:00Hrs

 

 O Colégio estará aberto às 07:00 hrs

     Fechará às 18:00 hrs

 

Os alunos do período integral assistiram o jogo em um telão no colégio.

Será servido o almoço e café da tarde normalmente.

A aula de Teatro também será aplicada normalmente no dia.

 

Apenas o atendimento sofrerá alteração!


Atendimento da SECRETARIA: 07:00hrs às 10:30hrs e 13:00hrs às 18:00hrs

Qualquer dúvida entre em contato com nossa secretaria.

 

Vai BRASIL!

As curiosidades da Seleção Brasileira em Copas

Confira as melhores histórias e recordes do Brasil nos Mundiais

Maior vencedor da história das Copas, o Brasil tem muito mais do que vitórias e gols para contar quando o assunto é Mundial. No baú da Seleção sobram histórias: engraçadas, inusitadas, de recordes, etc.Confira abaixo:

Leônidas perde a chuteira, mas faz o gol – Copa da França (1938)

Há 72 anos, a Copa do Mundo ainda engatinhava. Com apenas 16 países participantes, a competição começou direto na fase eliminatória.

Choveu tanto no dia da primeira partida do Brasil, contra a Polônia, que o craque brasileiro Leônidas da Silva, cansado do barro que se acumulava dentro de campo, tirou as chuteiras para diminuir o peso. O árbitro, porém, obrigou o jogador a colocar o calçado novamente. Mas pouco tempo depois, em uma jogada dentro da área polonesa, Leônidas perdeu uma das chuteiras e, descalço mesmo, marcou um dos gols brasileiros na vitória por 6 a 5.

Se fosse pelas regras atuais, o lance seria inválido. Mas naquela época…

O maior público da história dos Mundiais – Copa do Brasil (1950)

A decisão da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai, no Estádio Maracanã, registrou o maior público da história dos mundiais. Estiveram presentes na partida 173.830 pagantes. O público total atingiu a marca de 199.854 pessoas. Foi a única vez em que uma Copa não teve uma final. O título foi decidido em um quadrangular com brasileiros, uruguaios, suecos e espanhóis.

Em 1950, também ocorreram as maiores goleadas da Seleção na Copas. Contra a Suécia, o time do técnico Flávio Costa fez 7 a 1. Contra a Espanha, o jogo terminou 6 a 1.

Surge a “amarelinha” – Copa da Suíça (1954)

Camisa branca com detalhes em azul e calção azul. Assim foi o uniforme da Seleção Brasileira de 1919 até a derrota para o Uruguai na Copa de 1950, em pleno Maracanã. Então, houve um concurso do jornal carioca Correio da Manhã para a escolha da nova vestimenta dos jogadores. A única exigência era ter as quatro cores da bandeira.

Aldyr Schlee, um desenhista e cartunista gaúcho de Jaguarão, venceu outros 200 candidatos e teve seu modelo adotado pelo time brasileiro. O calção continuou azul, mas a camisa ganhou o amarelo como cor principal. Em 1954, na Suíça, a Seleção jogou a primeira Copa com a nova roupa.

O mais jovem a marcar um gol em Mundial – Copa da Suécia (1958)

Quartas de final. Brasil e País de Gales fazem um jogo equilibrado. Aos 21 minutos do segundo tempo, Pelé, com 17 anos e 239 dias, recebe dentro da área adversária, passa pelo marcador e chuta no canto do goleiro Kelsey, tornando-se o jogador mais jovem a marcar um gol em uma Copa do Mundo.

Naquele mesmo ano, o futuro Rei do Futebol atinge outra marca: torna-se o mais novo jogador a disputar uma final. Na decisão, o Brasil derrotou os donos da casa por 5 a 2, com gols de Vavá, duas vezes, Pelé, duas vezes, e Zagallo, conquistando o primeiro título mundial.


Cachorro dentro de campo – Copa do Chile (1962)

Garrincha estava infernal em 1962. O craque das pernas tortas passava como queria pelos adversários. Só não conseguiu passar mesmo foi por um cachorro, que invadiu o campo durante a partida entre Brasil e Inglaterra, pelas quartas de final da competição, em Viña del Mar. Coube ao atacante inglês Greaves agarrar o cusco, após se ajoelhar calmamente na frente dele.

O Brasil venceu por 3 a 1 com gols de Garrincha, duas vezes, e Vavá.

Sanduíche: prato principal antes da semifinal – Copa do Chile (1962)

Após derrotar a Inglaterra, o Brasil se classificou para enfrentar o Chile pelas semifinais. Como os chilenos eram os anfitriões da Copa, a delegação brasileira decidiu não correr riscos e preparou a própria comida com medo de alguma sabotagem. E o dentista da equipe, Mário Trigo, foi o responsável por comprar os ingredientes necessários para preparar a refeição dos atletas antes da partida. O cardápio? Sanduíches.

Jairzinho marca em todos os jogos – Copa do México (1970)

O Brasil tem o único jogador que marcou em todas as fases de uma edição da Copa do Mundo com final. Em 1970, Jairzinho fez sete gols nos seis jogos disputados pela Seleção Brasileira. Em todos os confrontos, o atacante balançou as redes. Ghiggia, do Uruguai, também marcou em todos os jogos da Copa de 1950, mas a competição não teve uma final e foi decidida em um quadrangular.

Na final de 1970, Jairzinho fez o terceiro gol brasileiro na vitória por 4 a 1 sobre a Itália. Ele foi o artilheiro do Brasil na competição, mas ficou em segundo na lista dos goleadores da Copa, atrás do alemão Gerd Mueller, que marcou 10 vezes.

Juiz apita o fim do jogo na hora do gol do Brasil – Copa da Argentina (1978)

O Brasil estreou na competição contra a Suécia, pelo Grupo 2. Sjoberg abriu o placar para a seleção europeia aos 37 minutos do primeiro tempo. Reinaldo empatou para os brasileiros aos 45. Na segunda etapa, o jogo seguiu empatado até os acréscimos, quando o Brasil ganhou um escanteio.

Após a cobrança, Zico subiu de cabeça e marcou o que seria o gol da vitória do Brasil. Porém, o árbitro John Thomas anulou a jogada alegando que havia encerrado a partida enquanto a bola estava no ar, em direção a área dos suecos. A CBF entrou com duas representações contra o juiz na Comissão de Arbitragem e no Comitê Disciplinar da Fifa. Thomas nunca mais apitou uma Copa do Mundo.

O primeiro a participar de três finais – Copa da Coreia do Sul e do Japão (2002)

Quando o Brasil se classificou para a final da Copa da Coreia do Sul e do Japão, em 2002, o lateral-direito Cafu, capitão do time, atingiu uma marca história. Aos 33 anos, seria o primeiro jogador a participar de três decisões consecutivas.

Cafu foi campeão em 1994 em cima da Itália, nos Estados Unidos, e em 2002 em cima da Alemanha. Em 1998, na França, estava em campo quando a Seleção foi derrotada pelos anfitriões por 3 a 0.

 

COPA DO MUNDO

Srs. Pais e ou Responsável.

Em virtude dos jogos da copa, a escola estará trabalhando em horário especial nos dias abaixo:

Dia 22/06 – Brasil x Costa Rica 09:00hrs

 Fechado inteiramente no período da manhã

Situação das aulas

Período Manhã: Fechado para todas as atividades.

 Abriremos 12:00

Situação das aulas

Período Tarde: Aula normal na parte da tarde e atividades do integral.

Dia 27/06 – Sériva x Brasil 15:00hrs

  Aberto totalmente das 06:00 às 13:00

Situação das aulas

Período Manhã: Aula normal para o período da manhã.

 Fechará as 13:00

Situação das aulas

Período Tarde: Fechado para todas as atividades.

Solicitamos o planejamento familiar para os pais e ou responsável quanto às crianças do período integral.

Contamos com a compreensão de todos.

 

A Direção

Agenda – ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Srs. Pais e ou Responsável.

Abaixo datas IMPORTANTES para orientação:

13/06 – aulas suspensas – FERIADO SANTO ANTONIO – padroeiro de Osasco.

15/06 – FESTA JUNINA (6ºs anos ABC 7ºs anos ABC 8ºs ANOS AB) – bilhete enviado.

21/06 – FESTA JUNINA (9ºs anos AB ENSINO MÉDIO).

30/06 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO A NATUREZA DO HOMEM.

02/07 a 31/07 – FÉRIAS

01/08 – RETORNO DAS AULAS.

 

Direção

Dr. Internet: os cuidados na automedicação

Uma dorzinha aqui, outro incômodo ali: nem tudo se resolve com uma pesquisa online. Pelo contrário, a automedicação pode levar a sérias consequências.

 

Nem sempre a internet traz as melhores respostas (Pedro Piccinini/Abril Branded Content)

 

Dor de cabeça, dor de estômago, azia, um pouquinho de febre, uma dor meio estranha aqui do lado.

Sintomas como os descritos acima são apenas algumas das formas que o corpo tem para sinalizar que alguma coisa não está funcionando bem. E, como ninguém gosta de se sentir mal, nosso primeiro instinto é buscar uma solução – e rapidamente. Assim, prevalece o costume de fazer uma pesquisa bem superficial na internet sobre os sintomas na internet.

Mas, o que realmente causou o mal-estar em primeiro lugar? Essa é uma pergunta que costuma passar sem resposta. O hábito de tratar sintomas isolados, sem o diagnóstico preciso de uma doença, continua fazendo parte do nosso dia a dia. Aceitar uma dica da família ou dos amigos para resolver uma tosse ou uma queimação chata no estômago é visto como algo bem mais fácil do que procurar um médico.

Só que tem um problemão aí. A automedicação virou, por si só, uma questão de saúde pública e está no radar da Organização Mundial de Saúde (OMS) desde a década de 1980. Segundo a OMS, as pessoas estão tomando remédios demais, e ainda tomando errado.

Uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) divulgada em 2014 mostrou que 76,4% dos entrevistados praticam a automedicação. O número é maior entre jovens de 16 a 24 anos (90,1% se automedica) e entre pessoas com educação superior (84,4%). Ou seja, nem dá para dizer que a culpa é só da falta de informação ou do acesso restrito ao sistema de saúde.

Clínica online

Em 2011, o estudo internacional de saúde Bupa Health Pulse, realizado pela London School of Economics and Political Science (LSE), mostrou que 87% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet.

Mas a consulta ao Doutor Internet não pode e não deve servir como diagnóstico e, menos ainda, como receituário. Até porque a automedicação tem consequências, como profetiza o aviso sobre a dengue nos anúncios. Entre 2009 e 2014, quase 60 000 internações causadas por automedicação foram registradas no Brasil. E aí uma dorzinha de nada tratada com o comprimido errado acaba incomodando muito mais do que um telefonema jamais feito para o consultório médico.

De remédio em remédio, os sintomas – e as soluções definitivas – podem acabar ficando perdidas (Pedro Piccinini/Abril Branded Content)

 

Em maio de 2017, a NZN Intelligence divulgou algumas informações sobre automedicação no Brasil. Segundo a plataforma de pesquisas, os remédios que as pessoas mais compram por conta própria são os analgésicos, resposta de 88% das pessoas que participaram do estudo. Em segundo lugar, vêm os anti-inflamatórios (67%) e, em terceiro, os antiácidos (48%). Cada remédio errado afeta o corpo de uma maneira específica. No caso dos antiácidos, usados para acalmar desconfortos estomacais, o uso indiscriminado pode acabar maquiando problemas de saúde mais graves.

A importância de se consultar com especialista

Queimação no estômago, sensação de inchaço abdominal, dores e refluxo são sintomas que afetam cerca de 44% da população, de acordo com um estudo conduzido no Rio Grande do Sul. Dos quase 4 000 indivíduos que participaram da pesquisa, 27% relataram ter essas sensações de forma frequente, mais de seis vezes ao mês.

O desfecho mais natural para um quadro de queimação ou desconforto estomacal é ir até a farmácia. Mas pode não ser tão simples assim. Queimação, sensação de empachamento, refluxo e dores estomacais podem ser a expressão da presença de alguma bactéria em seu organismo.

A melhor coisa, portanto, é procurar por um especialista. É comum, por exemplo, sentir um desconforto depois de um fim de semana de churrasco com a turma. Mas, se os sintomas começarem a impactar na qualidade de vida, é bom tomar uma providência. Pessoas com histórico familiar de câncer no estômago também devem marcar uma consulta preventiva, mesmo que não tenham sintomas.

“Quando o paciente começa a ter uma sintomatologia frequente – se tem os sintomas uma ou duas vezes por semana, se os desconfortos começam a atrapalhar os momentos de lazer ou a própria alimentação –, deve procurar um médico”, orienta o professor Jaime Zaladek Gil.

 

Fonte Principal: super.abril.com.br

Autor: Branded Content

 

Referências bibliográficas

Ahmed N. 23 years of the discovery of Helicobacter pylori: Is the debate over? Ann Clin Microbiol Antimicrob 2005;4:17 [acesso em 15 jan 2018]. Disponível em:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1283743/

McDaid D, Park, A. Bupa Health Pulse 2010 – Online Health, Untangling the web. [acesso em 21 de fev 2018]. Disponível em:https://www.bupa.com.au/staticfiles/Bupa/HealthAndWellness/MediaFiles/PDF/LSE_Report_Online_Health.pdf

Coelho LG, Maguinilk I, Zaterka S, Parente JM, Passos MCF, Moraes-Filho JP. 3rd Brazilian Consensus on Helicobacter pylori. Arq Gastroenterol 2013 Apr;50(2). [acesso em 05 fev 2018]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23748591

Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade [homepage na internet]. Pesquisa – Automedicação no Brasil 2014. [acesso em 15 jan 2018]. Disponível em: http://www.ictq.com.br/pesquisa-do-ictq/353-indicacao-de-amigo-reforca-a-pratica-da-automedicacao

Kuipers EJ, Thijs JC, Festen HP. The prevalence of Helicobacter pylori in peptic ulcer disease. Aliment Pharmacol Ther 1995; 9 Suppl 2:59-69. [acesso em 15 jan 2018]. Disponível emhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8547530/

Ministério da Saúde [homepage na internet]. Automedicação. [acesso em 15 jan 2018]. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34310-automedicacao

Oliveira SS, Santos IS, Silva JFP, Machado EC. Prevalência de dispepsia e fatores sociodemográficos. Rev Saúde Pública [online] 2006; 40(3):420-27. [acesso em 15 jan 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102006000300009&script=sci_abstract&tlng=pt

Organização Mundial de Saúde. Promoting Rational Use of Medicines: Core Components. WHO Policy Perspectives on Medicines; 2002 Sep 005. [acesso em 21 de fev 2018]. Disponível emhttp://apps.who.int/medicinedocs/en/d/Jh3011e/2.html

Organização Mundial de Saúde. Uso racional de los medicamentos. Informe de la Conferencia de Expertos; 1985 Nov 25-29. Nairobi, 1985. [acesso em 21 de fev 2018]. Disponível em:http://apps.who.int/medicinedocs/documents/s21286es/s21286es.pdf

Pesquisa da NZN aponta que 68% dos brasileiros tomam remédio por conta própria. In: Panorama Farmacêutico. [acesso em 26 de fev 2018]. Disponível emhttps://panoramafarmaceutico.com.br/2017/05/15/pesquisa-da-nzn-aponta-que-68-dos-brasileiros-tomam-remedio-por-conta-propria/

Wroblewski LE, Peek Jr. RM, Wilson KT. Helicobacter pylori and gastric cancer: factors that modulate disease risk. Clin Microbiol Rev 2010; Oct; 23(4):713-739. [acesso em 21 fev 2018]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2952980/

Calendário Prova Mensal – 2° Trimestre

Olá Pais e Alunos!

 

Nesse post você encontrará o calendário de provas mensais dos alunos do Colégio Aplicação referente ao 2° Trimestre de 2018.

Ensino Fundamental I  

Ensino Fundamental II  

Ensino Médio  

 

Boas Provas!