Educação Infantil

A Educação Infantil é uma etapa extremamente importante da vida escolar, tendo como principais objetivos o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Nessa fase as crianças compartilham suas descobertas, aprimorando suas competências e habilidades de maneira lúdica e interdisciplinar, por meio de atividades que proporcionem o exercício do pensamento e o resgate de valores fundamentais para a formação do caráter e da cidadania.

As crianças são assim, cientistas natas. Levantam hipóteses originais e interessantes; têm ideias criativas; fazem perguntas curiosas; querem desvendar o mundo. As classes da Educação Infantil atendem esses desejos. Planejamos e realizamos as atividades cotidianas de modo a incentivar o questionar, o experienciar, o descobrir.

No contexto escolar, o lúdico ocupa espaço fundamental. Participando de brincadeiras, jogos e atividades em grupo, nas salas, nas quadras de esporte, nos parquinhos e nas áreas de recreação, as crianças desenvolvem habilidades de interação, convivência, cooperação, autoconfiança e autonomia.

A arte visual é mais uma atividade muito significativa que acontece diariamente nas nossas turmas. Os professores disponibilizam materiais diversificados e técnicas para que as crianças se motivem a criar. Ao rabiscar, desenhar, pintar, recortar, colar, elas ampliam a percepção, a imaginação, a sensibilidade.

As rodas de conversas ocorrem nos contextos de projetos específicos: Preparação, plantação e colheita na horta que provê os ingredientes para os deliciosos sanduíches naturais. É tempo de falar de alimentação e saúde. Histórias narradas e recontadas sob diferentes pontos de vista ampliam as visões de mundo e despertam para as várias possibilidades na vida. Hábitos, combinados, cuidados com o próximo são conversados, discutidos, e formam o alicerce da convivência respeitosa e prazerosa. A rodinha, todos sentados escutando o que cada um tem a dizer, é a base de uma socialização que se desenvolve de forma harmoniosa.

As noções de Matemática, contagem, relações espaciais, resolução de problemas e desafios são apresentadas com materiais lúdicos em grupo e de forma mais individualizada. Elementos de lógica são aprendidos nas aulas de Jogos de Raciocínio. Nelas a compreensão de regras e a formulação de estratégias vencedoras desenvolvem habilidades essenciais à vida moderna.

Conheça o Projeto Bilíngue na Educação Infantil

O Projeto Bilíngue do Colégio Aplicação é ministrado com aulas de inglês todos os dias, inserindo a nova língua na rotina das crianças de forma lúdica e divertida para que o aprendizado da linguagem seja realizado da mesma forma como o da língua materna.

Com aspectos do dia-a-dia e coisas familiares às crianças as aulas de inglês são dadas através de música, artes, horta, culinária, jogos e brincadeiras, para que a aquisição da nova língua aconteça com atividades em ambientes onde a criança aprende e desenvolve suas habilidades de forma natural.

As atividades lúdicas da língua inglesa serão sempre vinculadas aos projetos trabalhados ao longo do ano pelas professoras polivalentes. As aulas são ministradas por professora formada em letras, psicopedagogia e com grande fluência do inglês.

Ah, não somos uma escola bilíngue, temos aulas de inglês todos os dias!

A importância do Bilíngue na Educação Infantil

As crianças que aprendem inglês mais cedo têm a chance de aprender a pronúncia perfeita, estimulam o cérebro, desenvolvem a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração, passam a usar melhor sua língua-mãe, aprendendo de forma adequada, vão sempre se relacionar com o novo idioma de forma positiva, como sendo algo fácil e divertido, e que, desta forma, nunca mais vai parar de aprender, pode ainda melhorar a autoestima, a socialização e as habilidades até em matemática.

Pode-se ainda destacar que a habilidade de aprender uma nova língua é mais aguçada entre os 2 e 5 anos de idade e, conforme os anos vão passando, essa facilidade vai se perdendo. Portanto, a primeira infância é considerada a fase da vida ideal para se aprender línguas. A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. Para isso, as aulas têm que ser lúdicas e ter um contexto compreensível. Para que aconteça de maneira natural, o aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado natural aconteça.

• Sistema Apostilado;
  • Educação Tecnológica;
  • Cozinha experimental e horticultura;
  • Laboratório de Informática;
  • Brinquedoteca exclusiva.
  • Playgrounds.
  • Espaço Leitura
  • Área das descobertas
  • Ambiente exclusivo para Ed. Infantil

Assim, em ambiente rico em estímulos planejados, acolhedor e prazeroso, a criança desenvolve suas potencialidades físicas e intelectuais com toda felicidade que merece.

COMPONENTES CURRICULARES

• Linguagem Oral e Escrita
  • Artes Visuais
  • Música ( Instrumental )