Ensino Fundamental I

Nos cursos Ensino Fundamental I e II procuramos desenvolver na prática diária, na relação com os educandos, na ação docente, aquilo que os instiga, motiva e direciona para a formação de cidadãos mais completos. Cidadãos capazes de pensar prospectivamente, de se colocar no lugar do outro, de saber filtrar e elaborar informações para utilizá-las de modo positivo na construção e sedimentação de conhecimentos. Cidadãos com formação, capacidade e vontade de contribuir com o desenvolvimento efetivo da sociedade em que convivem. Não é demais lembrar que transformar realidades requer conhecimento e vontade. Nessa ordem!

Desse modo, defendemos que a rotina estruturante é fundamental na organização da vida do ser humano, pois ela envolve ritmo, compromisso, disciplina e responsabilidade. Nessa perspectiva, trabalhamos no cotidiano com nossos alunos a importância de estabelecer rotinas bem definidas, o estímulo ao estudo diário, articulando e otimizando a tríade ATIVIDADE/ ESPAÇO/ TEMPO.

Nossos estudantes são estimulados no cotidiano a questionar, opinar, discordar, argumentar, para participar do processo ensino-aprendizagem realizado em português e inglês. O conhecimento da língua inglesa, assim como da portuguesa, é entendido como meio, ferramenta para o domínio dos conteúdos curriculares. As aulas e atividades pedagógicas acontecem em uma língua ou outra. O bilinguismo é parte do cotidiano escolar.

Aulas de Formação Tecnológica, Programação, Jogos de Raciocínio, Educação para Mídias, Musicalidade, Artes Jiu-Jitsu outras atividades extracurriculares fortalecem as formações intelectual e cultural dos alunos, complementando as disciplinas convencionais do currículo. Essa pluralidade de opções permite ao educando formar uma visão de mundo mais abrangente.

O bom convívio entre os alunos se reforça nas práticas esportivas e nas participações em Olimpíadas e Torneios. Nessas atividades o estabelecimento e respeito a regras, o reconhecimento de deveres e direitos, a compreensão de potencialidades e limitações em si e no outro são solidificadas para ensinar a importância do viver juntos, em sociedade, harmoniosamente.

No Ensino Fundamental temos a implantação do projeto bilíngue, veja mais clicando aqui!

1° ANO – Garantimos que os alunos apropriem-se da cultura escrita e matemática, através da formulação e da reformulação de hipóteses. O inicio da caminhada de 9 anos com as matérias bases separadas por áreas de conhecimento somando com a continuidade do inglês em seu projeto bilíngue e aulas de música, informática e a linguagem de sinais Libras.

2° ANO – Essa fase tem como objetivo a consolidação e a sistematização efetiva da alfabetização linguística e matemática. No que se refere à produção escrita, o 2° Ano amplia a adversidade discursiva com diferentes gêneros textuais (contos de fadas, cartas, lendas e narrativas), observando suas dimensões estruturais (sequência temporal, noção de parágrafo e compaginação).

3° ANO – Com o objetivo a consolidação e a sistematização dos conhecimentos à leitura e à escrita, quanto aos aspectos de estrutura, coerência e coesão textual, e a ampliação dos conceitos matemáticos da adição, subtração e multiplicação, introduzindo a ideia da divisão. A oportunidade de conhecer mais uma língua estrangeira com a inserção do espanhol.

4° ANO – Desenvolve um trabalho voltado para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto. Na área da Matemática, ocorre a sistematização das quatro operações, a ampliação do campo numérico e a interpretação e resolução de problemas matemáticos.

5° ANO – Tem características específicas e procura ampliar e aprofundar conceitos, considerando as aprendizagens realizadas nos anos anteriores. Ao mesmo tempo, é um ano de transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental; nesse sentido, foi estruturado com o objetivo de não provocar rupturas acentuadas na construção cognitiva e relacional dos alunos ao longo da sua caminhada acadêmica no colégio.

Componentes Curriculares¹

• Língua Portuguesa
  • Inglês
  • Educação Física
  • Matemática
  • Ciências
  • Geografia
  • História
  • Espanhol
  • Maker
  • Psicomotricidade
  • Projeto
  • Kung-Fu*
  • Biologia’*
  • Culinária
  • Dança*
  • Nutrição*
  • Horticultura
  • Educação Financeira
  • Projeto de vida e carreira
  • Capoeira*

¹ Aulas que estão dentro do Ensino Fundamental I, verifique a grade individual de cada classe em nossa secretaria.

*Aulas no contra turno