Ensino Fundamental II

Nos cursos Ensino Fundamental I e II procuramos desenvolver na prática diária, na relação com os educandos, na ação docente, aquilo que os instiga, motiva e direciona para a formação de cidadãos mais completos. Cidadãos capazes de pensar prospectivamente, de se colocar no lugar do outro, de saber filtrar e elaborar informações para utilizá-las de modo positivo na construção e sedimentação de conhecimentos. Cidadãos com formação, capacidade e vontade de contribuir com o desenvolvimento efetivo da sociedade em que convivem. Não é demais lembrar que transformar realidades requer conhecimento e vontade. Nessa ordem!

Desse modo, defendemos que a rotina estruturante é fundamental na organização da vida do ser humano, pois ela envolve ritmo, compromisso, disciplina e responsabilidade. Nessa perspectiva, trabalhamos no cotidiano com nossos alunos a importância de estabelecer rotinas bem definidas, o estímulo ao estudo diário, articulando e otimizando a tríade ATIVIDADE/ ESPAÇO/ TEMPO.

Nossos estudantes são estimulados no cotidiano a questionar, opinar, discordar, argumentar, para participar do processo ensino-aprendizagem realizado em português e inglês. O conhecimento da língua inglesa, assim como da portuguesa, é entendido como meio, ferramenta para o domínio dos conteúdos curriculares. As aulas e atividades pedagógicas acontecem em uma língua ou outra. O bilinguismo é parte do cotidiano escolar.

Aulas de Formação Tecnológica, Programação, Jogos de Raciocínio, Educação para Mídias, Músicalidade, Artes Jiu-Jitsu outras atividades extra-curriculares fortalecem as formações intelectual e cultural dos alunos, complementando as disciplinas convencionais do currículo. Essa pluralidade de opções permite ao educando formar uma visão de mundo mais abrangente.

O bom convívio entre os alunos se reforça nas práticas esportivas e nas participações em Olimpíadas e Torneios. Nessas atividades o estabelecimento e respeito a regras, o reconhecimento de deveres e direitos, a compreensão de potencialidades e limitações em si e no outro são solidificadas para ensinar a importância do viver juntos, em sociedade, harmoniosamente.

6° ANO – Para os alunos, o início do Fundamental II representa certa confusão, tendo em vista que alguns costumes anteriores deixam de ser adotados. Agora os estudantes precisam lidar com uma maior autonomia e tomada de decisões próprias, além de precisarem se adaptar a intensa rotina de estudos – a quantidade de disciplina aumentou, não há mais a presença de um só professor e os conteúdos precisam ser estudados com maior antecedência, lidando agora com prazos pré-estabelecidos para atividades e provas.

7° ANO – O desenvolvido do raciocínio lógico e a visão inter e multidisciplinar dos alunos, que passam a enxergar as diferentes áreas – biológicas, exatas e humanas – como um todo. Na língua portuguesa, por exemplo, há o estudo da metalinguística, produção textual, letramento e literatura. Na Matemática são abordados conteúdos como expressões numéricas, razões e proporções, equações algébricas e frações.

8° ANO – Nesta etapa, os estudantes além de aprofundarem o conteúdo que já conhecem, passam a ter contato com outros. As aulas tendem a ficar mais densas, com explicações mais aprofundadas dos temas. Tem também nessa etapa a iniciação das aulas de Educação Financeira onde alunos financeiramente educados controlam suas finanças sozinhos, tendem a não ter dívidas descontroladas, evitam cair em fraudes e entendem a administrar melhor, outra matéria inserida é a de projeto socioemocional onde é feita uma análise do perfil de estudante e sua visão nas escolhas em situações decisivas.

9° ANO – Com um passo para o Ensino Médio, todas as matérias começam a apresentação do futuro da área de estudos para que o aluno comece a definir para qual caminho irá seguir no Ensino Médio e Graduação. A matéria de análise financeira mostra ao aluno como funcionam as questões de juros e investimentos do dinheiro para que ele possa entender a importância do planejamento. A introdução da matéria Projeto de Carreira mostra ao aluno todas as principais áreas do mercado de trabalho em alta e o perfil profissional que o aluno tem tendência hoje.

Componentes Curriculares ¹

• Língua Portuguesa
    • Educação Financeira
    • Inglês
    • Educação Física
    • Matemática
    • Ciências
    • Geografia
    • História
    • Espanhol
    • Maker
    • Informática ( Laboratório )
    • Psicomotricidade
    • Projeto de carreira
    • Socioemocional
    • Biologia*
    • Jiu-Jitsu*
    • Capoeira*
    • Dança*
    • Nutrição*
    • Projeto Alimentar*
    • Projeto de vida e carreira

¹ Aulas que estão dentro do Ensino Fundamental II, verifique a grade individual de cada classe em nossa secretaria.

*Aulas no contra turno