Blog
PROJETO BILÍNGUE – COLÉGIO APLICAÇÃO
- 22 de setembro de 2022
- Postado por: Colégio Aplicação
- Categoria: Sem categoria
O mundo globalizado e tecnológico no qual estamos inseridos, pede uma formação que nos leve a ter uma compreensão de mundo mais ampla e que nos proporcione ultrapassar barreiras, sejam elas pessoas, temporais ou físicas. Neste contexto o aprendizado de uma nova língua seria um dos pontapés iniciais para ultrapassar todas estas barreiras e ter uma visão de mundo mais ampla e sem limitações.
Essa necessidade levou o Colégio Aplicação, a adotar em a vivência de projeto Bilíngue que pudesse atender as necessidades dos seus alunos e trazer a vivência do idioma de forma mais pungente, isso realizou-se com o aumento de carga horária e qualificação da equipe de professores.
O Projeto Bilíngue do Colégio Aplicação visa o desenvolvimento do aluno no uso de habilidades de fala, audição, escrita e leitura em dois idiomas: Inglês e Português. Nesse processo o aluno é exposto aos dois idiomas e nas aulas de Inglês, prioriza-se o uso de uma única língua.
Importante ressaltar que NÃO ensinamos Inglês e sim, EM Inglês. O aluno tem aulas do Idioma perpassando por diversas áreas do conhecimento, embasando assim, uma aprendizagem significativa e gerando aprendizagem com conteúdos que são significativos para os nossos alunos. Para tanto, fazemos uso da abordagem CLIL (Content and Language integrating Learning) que juntamente com a abordagem socioconstrutivista, fornecem o embasamento teórico para o nosso projeto. Estamos também assim, alinhados a BNCC e ao desenvolvimento de habilidades e competência para a construção do cidadão do Sec XXI.
EDUCAÇÃO INFANTIL
As crianças que aprendem inglês mais cedo têm a chance de aprender a pronúncia perfeita, estimulam o cérebro, desenvolvem a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração, passam a usar melhor sua língua-mãe, aprendendo de forma adequada, vão sempre se relacionar com o novo idioma de forma positiva, como sendo algo fácil e divertido, e que, desta forma, nunca mais vai parar de aprender, pode ainda melhorar a autoestima, a socialização e as habilidades até em matemática.
Pode-se ainda destacar que a habilidade de aprender uma nova língua é mais aguçada entre os 2 e 5 anos de idade e, conforme os anos vão passando, essa facilidade vai se perdendo. Portanto, a primeira infância é considerada a fase da vida ideal para se aprender línguas. A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. Para isso, as aulas têm que ser lúdicas e ter um contexto compreensível. Para que aconteça de maneira natural, o aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado natural aconteça.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
No mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, a habilidade de se comunicar em mais de um idioma é um ativo valioso. Nesse contexto, a implementação do projetos bilíngue no Colégio Aplicação para as crianças desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional e cultural desses jovens. A seguir, exploraremos a importância desses projetos e os benefícios que eles proporcionam:
1. Ampliação das Fronteiras Cognitivas: Crianças têm uma incrível capacidade de aprendizado durante seus primeiros anos de vida. Um projeto bilíngue permite que elas desenvolvam habilidades linguísticas em dois idiomas simultaneamente, estimulando áreas cerebrais relacionadas à cognição, memória e resolução de problemas. Isso não apenas melhora sua capacidade de comunicação, mas também fortalece seu pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão.
2. Preparação para um Mundo Globalizado: A fluência em um segundo idioma é uma habilidade altamente valorizada no mercado de trabalho global. Ao introduzir o bilinguismo desde tenra idade, as crianças estão sendo equipadas com uma vantagem significativa para o futuro, aumentando suas oportunidades profissionais e expandindo suas perspectivas culturais.
3. Promoção da Tolerância Cultural: Aprender um segundo idioma não envolve apenas palavras e gramática, mas também a compreensão de diferentes culturas. Os projetos bilíngues ensinam às crianças não apenas como falar outro idioma, mas também como apreciar e respeitar as tradições e perspectivas de pessoas de diferentes origens étnicas e culturais. Isso promove a empatia e a tolerância desde cedo.
4. Melhoria das Habilidades de Comunicação: A capacidade de se expressar de forma eficaz é uma habilidade fundamental na vida. As crianças que participam de projetos bilíngues tendem a desenvolver habilidades de comunicação superiores, uma vez que precisam alternar entre idiomas e se adaptar a diferentes contextos linguísticos.
5. Estímulo ao Amor pela Aprendizagem: Aprender um novo idioma pode ser uma experiência emocionante e gratificante para as crianças. Os projetos bilíngues criam um ambiente estimulante e desafiador que incentiva o gosto pelo aprendizado, tornando-o uma jornada enriquecedora e divertida.
Em resumo, os projetos bilíngues para crianças de 06 a 10 anos na escola têm um impacto profundo no desenvolvimento cognitivo, cultural e social. Eles proporcionam às crianças uma base sólida para o futuro, preparando-as para enfrentar os desafios de um mundo globalizado, promovendo a compreensão intercultural e cultivando um amor duradouro pela aprendizagem. Investir na educação bilíngue é investir no crescimento e sucesso de nossas crianças em um mundo cada vez mais diversificado e interconectado.